O Circo na Escola tem como objetivo principal instigar o potencial educativo (social, afetivo e cognitivo), formativo e lúdico das atividades circenses, que se estenderá por meio do teatro, dança e a psicomotricidade. Mostrar e resgata a importância do circo e suas atividades como parte relevante da cultura corporal e social. Atualmente o circo se tornou algo com um grande valor sócio-cultural, pois traz consigo muito mais do que sorrisos e aplausos, vem possibilitando a criação, imaginação, sendo esta, parte relevante da formação da consciência.
Através das atividades que serão especificadas a seguir, temos como objetivo específico desenvolver os principais eixos compostos no currículo educacional, sendo eles, movimento, matemática, natureza e sociedade, linguagem oral e escrita, identidade e autonomia e arte.
Movimento: Desenvolver atividades juntamente com um profissional especializado na área (educação física ou psicomotricista), com a temática circo. Perna de pau com objetos reciclados, malabarismo, trapézio, bolas. Com a intenção de desenvolver o equilíbrio, lateralidade e noções de espaço.
Matemática: Através do jogo de boliche, por exemplo, desenvolveremos além de outras atitudes já citadas, relação de quantidade, atenção, comparação (se joguei mais forte e não acertei, é hora de jogar mais fraco).
Natureza e sociedade: Por meio do teatro de fantoches, temos como principal objetivo, resgatar valores que estão sendo esquecidos atualmente pela sociedade, apresentados por profissionais especializados ou leigos, com textos elaborados pedagogicamente para transferir uma mensagem educacional.
Linguagem oral e escrita: Através das diversas musicas e conceitos apresentados à criança, ela aprenderá a diferença entre letras, símbolos e números, alem da comunicação e interação obtidas nas atividades proposta.
Identidade e Autonomia: O teatro trabalha o coletivo e a interação com o meio, levando a criança à formação de caráter e respeito.
Música: Com a apresentação culminante do palhaço e do show de humor a musica vai ser explorada e transformada em conteúdos e conceitos indiretos.
Artes: Nesse eixo vamos explorar a interpretação, por meio do teatro, apresentado também por elas, a ampliação da percepção visual e auditiva, a confecção e manipulação de materiais dentro das atividades teatrais, confecções de seus próprios apetrechos para utilizarem nas atividades práticas.