quinta-feira, 29 de maio de 2014

Parada Pedagógica

          No dia vinte e oito de maio, professores e direção encontraram-se para discutir ações pertinentes ao Processo Pedagógico da Instituição. Na ocasião, após Momento de Acolhida, os educadores foram levados a reflexão do conceito de disciplina no espaço escolar. Sobre a perspectiva da heteronomia, Prof. Júlio discursou acerca da necessidade da promoção de sujeitos autônomos, capazes de lidar com as múltiplas exigências que se descortinam socialmente. Para tanto, pontou o afeto enquanto elemento essencial para o estabelecimento da cumplicidade dos sujeitos que constituem o fazer escolar - alunos e professores. Prof. Júlio propôs de forma interativa a análise dos conceitos trabalhados por meio da produção de atividades que culminaram em mural com as produções sistematizadas pelos professores. Ao retornarem ao espaço escolar os alunos tiveram acesso as conclusões de seus professores quanto ao tema Disciplina. Textos poéticos, paródias, informativos e outros gêneros compuseram o mural que sintetizava o trabalho desenvolvido. Parabéns colegas professores!


Professoras Lenir, Milene e Sheyla representando o texto "Sopa de Fubá". A obra retrata o encaminhamento de um aluno por indisciplina à Sala da Direção. Tal ato se constituiu pelo fato deste aluno não ter atendida uma necessidade fundamental, a alimentação. O trato do texto propunha a reflexão sobre as múltiplas necessidades e peculiaridades que circundam o espaço escolar e que por vezes ficam distantes da percepção dos professores.


Momento de conceituação. Professores realizando o estudo do texto Disciplina no Espaço Escolar. Turminha concentrada!


Após a discussão e análise do texto base, os professores foram desafiados a responderem uma cruzadinha. Momento de tensão: alguns colegas tentaram buscar respostas com o amiguinho. 

Compromisso com a educação. O resultado de nossos estudos ao acesso de todos.  







terça-feira, 27 de maio de 2014

PNAIC em Ação

          Prof. Vera - 2º Anos, está participando da formação do Pacto Nacional da Idade Certa - PNAIC. Em um dos desafios da formação deveria aplicar junto a seus alunos atividade lúdica com o trato de um conceito matemático. Para responder a proposta utilizou do conceito de adição. 


          Com o apoio de materiais concretos para contagem, os alunos foram desafios a responder, utilizando-se de lógica e raciocínio, a uma variação do jogo Sudoku.


          As crianças mostraram-se motivadas a concretização da tarefa e venceram gradativamente a proposição lançada. Muita atenção, concentração e sobretudo, levantamento de hipóteses Parabéns crianças! 






segunda-feira, 19 de maio de 2014

Programa Saúde na Escola - PSE

          Na primeira quinzena de maio fomos chamados a participar do Programa Saúde na Escola - PSE. O desafio se constituiu em sensibilizar os alunos para práticas saudáveis com vistas ao bem estar. Na ocasião deveríamos levar nossos alunos a vivenciarem práticas motoras que os levassem a mobilizar a estrutura corporal de forma lúdica. Após breve momento para encontro e discussão, os professores dos Anos Iniciais preparam apresentações envolvendo cantigas e canções infantis, bem como a prática da ginástica aeróbica que mobilizaram o grupo no transcorrer da semana.


           Professoras Edilce - Educação Física e Tânia - 5º Anos coordenando a atividade de ginástica aeróbica junto aos alunos do período vespertino.



          Professores dos Anos Iniciais participando ativamente da atividade preparada pelos alunos do 5º Ano.


          Professora Rosa (Educação Física) coordenando a atividade no período matutino.

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Dia das Mães

          O Momento de Acolhida foi objeto de mediação acerca da abordagem social que a mídia tem construído sobre o Dia das Mães. Precocemente nossas crianças e jovens têm sido bombardeadas por elementos que exteriorizam o TER em detrimento do SER. O respeito, o amor e o afeto são consolidados pelo mercado através da compra, da aquisição de bens. Exteriorizar nosso carinho e gratidão por meio do consumo colabora para ao empobrecimento das relações interpessoais. Romper com a coisificação de determinadas datas comemorativas é estimular a construção de um olhar humano e afetuoso àqueles que nos cercam. 





terça-feira, 6 de maio de 2014

Os Bruxos da Corte na Escola

          No dia 06 de Maio recebemos a visita do Grupo de Teatro Os Bruxos da Corte. O grupo do município de Palhoça participou de inúmeros concursos de teatro dentro e fora do Brasil e ocupa destaque no cenário das Artes Cênicas catarinense. Nossos alunos dos Anos Iniciais assistiram ao espetáculo A mãe do patinho feio, na montagem a perspectiva da mãe da personagem clássica revela o olhar na materno diante das dificuldades pelas quais o filho adotivo vive. Já os alunos dos Anos Finais viveram esquetes da peça O Circo Voador.  Os esquetes demonstraram nossas formas de agir diante de situações inusitadas. Com qualidade e profissionalismo, Os Bruxos da Corte deram seu recado e nos proporcionaram espaços reflexivos diante do olhar de julgamento, que por inúmeras vezes, lançamos ao outro. Parabéns ao grupo e ao município de Palhoça por tais talentos.















quinta-feira, 1 de maio de 2014

Dia do Trabalho

          A reflexão sobre as relações de trabalho foi o foco da fala no Momento de Acolhida do dia trinta de abril. O mural em comemoração ao Dia do Trabalho, exposto no pátio central, levou os alunos a identificar as múltiplas relações entre trabalho, capital e sociedade. Na ocasião alunos e professores foram levados a analisar sobre a ótica crítica as relações de poder que se estabelecem no interior da sociedade a partir da produção. A escola ocupa papel central na transformação destas relações. A ela cabe fomentar os sujeitos, por meio do desenvolvimento de competências e habilidades, afim de mobilizá-los para a modificação dos quadros sociais que se manifestam em nossa contemporaneidade.