quinta-feira, 29 de maio de 2014

Parada Pedagógica

          No dia vinte e oito de maio, professores e direção encontraram-se para discutir ações pertinentes ao Processo Pedagógico da Instituição. Na ocasião, após Momento de Acolhida, os educadores foram levados a reflexão do conceito de disciplina no espaço escolar. Sobre a perspectiva da heteronomia, Prof. Júlio discursou acerca da necessidade da promoção de sujeitos autônomos, capazes de lidar com as múltiplas exigências que se descortinam socialmente. Para tanto, pontou o afeto enquanto elemento essencial para o estabelecimento da cumplicidade dos sujeitos que constituem o fazer escolar - alunos e professores. Prof. Júlio propôs de forma interativa a análise dos conceitos trabalhados por meio da produção de atividades que culminaram em mural com as produções sistematizadas pelos professores. Ao retornarem ao espaço escolar os alunos tiveram acesso as conclusões de seus professores quanto ao tema Disciplina. Textos poéticos, paródias, informativos e outros gêneros compuseram o mural que sintetizava o trabalho desenvolvido. Parabéns colegas professores!


Professoras Lenir, Milene e Sheyla representando o texto "Sopa de Fubá". A obra retrata o encaminhamento de um aluno por indisciplina à Sala da Direção. Tal ato se constituiu pelo fato deste aluno não ter atendida uma necessidade fundamental, a alimentação. O trato do texto propunha a reflexão sobre as múltiplas necessidades e peculiaridades que circundam o espaço escolar e que por vezes ficam distantes da percepção dos professores.


Momento de conceituação. Professores realizando o estudo do texto Disciplina no Espaço Escolar. Turminha concentrada!


Após a discussão e análise do texto base, os professores foram desafiados a responderem uma cruzadinha. Momento de tensão: alguns colegas tentaram buscar respostas com o amiguinho. 

Compromisso com a educação. O resultado de nossos estudos ao acesso de todos.  







9 comentários: