sexta-feira, 27 de junho de 2014

Sensibilizando Pais e Responsáveis

          São poucas as ocasiões em que a Educação é abordada com seriedade pelos meios de comunicação no que tange a ação da sociedade para o seu crescimento e melhoria de fato. Na manhã do dia vinte e seis de junho o Jornal Diário Catarinense, publicou por meio de uma de suas colunistas a relevância dos pais e responsáveis no processo de aprendizagem de seus filhos. Diante da relevância do olhar positivo e agregador multiplicamos o teor da mensagem e a enviamos a nossos parceiros.

Os pais também têm deveres de casa

     Quanto maior o nível de educação de um profissional, maiores são as chances de ter alta remuneração, de ser inovador e colaborar para aumentar a competitividade da economia. Mas a alta qualificação começa com educação básica de alto padrão e isso é alcançado com a participação dos pais. Esse foi um dos principais conselhos do painel sobre educação promovido ontem pela Federação das Indústrias (Fiesc) durante a Jornada Inovação e Competitividade da Indústria Catarinense. A propósito, a federação vai priorizar, este ano, o incentivo e colaboração dos pais na educação dos filhos, informa o presidente da entidade, Glauco José Côrte. Segundo ele, pesquisa do Instituto Ayrton Senna apontou que crianças cujos pais estimulam o estudo, acompanham as tarefas de casa, perguntam o que aprendeu no dia e conversam com os professores têm avanço de quatro meses no aprendizado frente aos que não contam com a mesma atenção. Na Correia do Sul, país que compete com o Brasil e é um dos líderes mundiais em educação de qualidade, os pais fazem fila para falar com os professores, disse Mozart Ramos, conselheiro em educação.

Diário Catarinense, 26 de Junho de 2014.

terça-feira, 24 de junho de 2014

Aula de Ciências

          Buscando a apropriação dos conceitos que esclarecem a formação do Planeta Terra, a constituição de suas rochas e seus tipos de solo, Prof. Jaisson - Ciências, construiu junto com os alunos dos 6º Anos vulcões que favoreceram a internalização dos respectivos temas. Aproveitando a oportunidade  as classes abordaram ainda os riscos e manifestações destes elementos naturais na contemporaneidade. 





quinta-feira, 19 de junho de 2014

Saída de Estudos - História

          A Turma do 6º Ano - Período Matutino, sobre orientação do Prof. Jackson - História realizou visita ao Centro Histórico do município vizinho de São José. A saída de estudos teve por objetivo a identificação do patrimônio histórico enquanto elemento constituidor da identidade local e pessoal, a internalização do conceito de fonte histórica, bem como o contato com as bases da cultura açoriana que se estende pelo litoral catarinense.


          Durante o trajeto o 6º Ano não deixou de lado as características peculiares da idade: entusiasmo, energia e disposição.


           Na acolhida o Prof. Celso esclareceu aos alunos a proposta da visita monitora, os procedimentos durante sua realização, e a postura favorável para a maior apropriação das informações que seriam apresentadas.



          Na Praça Hercílio Luz, situada no centro da cidade, os alunos tiveram contato com monumentos e estátuas que prestam diversas homenagens históricas e puderam observar as palmeiras imperiais plantadas em 1903.


             Na Praça Arnoldo de Souza os alunos observaram o Monumento aos Açorianos erguido em 2002 para comemorar os 250 anos do município. De acordo com os historiadores no local onde ele se localiza  desembarcaram os primeiros imigrantes açorianos.




          Os alunos foram a apresentados a fonte de água - a carioca - um dos legados históricos mais raros do estado. A partir de uma nascente, foi construído em 1840 um lavadouro público para roupas, utilizado principalmente pelas escravas. O conjunto está preservado em meio a mata nativa.





          No Museu Histórico Municipal, construído no início do século XIX, os alunos tiveram contato com inúmeros objetos que revela mais de 250 anos de história. Religiosidade, política, cultura indígena e o dia a dia dos primeiros colonizadores puderam ser observados.


          Em 1750 foi erguida no mesmo local onde os colonizadores fundaram a primeira capela de São José a Igreja Matriz São José. A igreja, fechada no momento da vista, preserva acervo de belas imagens sacras destacando a imagem do padroeiro São José.




sexta-feira, 6 de junho de 2014

Dia do Meio Ambiente

          Durante o Momento de Acolhida do dia cinco de junho, os alunos sofreram mediação acerca da relação do Homem com o Meio Ambiente. Na ocasião foi pontuada a maneira irresponsável com que a sociedade do consumo vem tratando os recursos naturais e desprezando as demais formas de vida. Os alunos e professores foram convidados a apreciar a Exposição de Imagens de Animais em Extinção realizada pela Prof. Milene e seus alunos dos 1º Anos.