A Turma do 6º Ano - Período Matutino, sobre orientação do Prof. Jackson - História realizou visita ao Centro Histórico do município vizinho de São José. A saída de estudos teve por objetivo a identificação do patrimônio histórico enquanto elemento constituidor da identidade local e pessoal, a internalização do conceito de fonte histórica, bem como o contato com as bases da cultura açoriana que se estende pelo litoral catarinense.
Durante o trajeto o 6º Ano não deixou de lado as características peculiares da idade: entusiasmo, energia e disposição.
Na acolhida o Prof. Celso esclareceu aos alunos a proposta da visita monitora, os procedimentos durante sua realização, e a postura favorável para a maior apropriação das informações que seriam apresentadas.
Na Praça Hercílio Luz, situada no centro da cidade, os alunos tiveram contato com monumentos e estátuas que prestam diversas homenagens históricas e puderam observar as palmeiras imperiais plantadas em 1903.
Na Praça Arnoldo de Souza os alunos observaram o Monumento aos Açorianos erguido em 2002 para comemorar os 250 anos do município. De acordo com os historiadores no local onde ele se localiza desembarcaram os primeiros imigrantes açorianos.
Os alunos foram a apresentados a fonte de água - a carioca - um dos legados históricos mais raros do estado. A partir de uma nascente, foi construído em 1840 um lavadouro público para roupas, utilizado principalmente pelas escravas. O conjunto está preservado em meio a mata nativa.
No Museu Histórico Municipal, construído no início do século XIX, os alunos tiveram contato com inúmeros objetos que revela mais de 250 anos de história. Religiosidade, política, cultura indígena e o dia a dia dos primeiros colonizadores puderam ser observados.
Em 1750 foi erguida no mesmo local onde os colonizadores fundaram a primeira capela de São José a Igreja Matriz São José. A igreja, fechada no momento da vista, preserva acervo de belas imagens sacras destacando a imagem do padroeiro São José.
Nenhum comentário:
Postar um comentário