sexta-feira, 12 de setembro de 2014

O Circo na Escola

          Na última quarta-feira, dez de setembro, a escola teve a oportunidade de apreciar o espetáculo do Circo Espanhol. Devidamente autorizados por seus responsáveis, os alunos dos Anos Iniciais e Finais participaram como espectadores e protogonistas do show. Curta as imagens do momento.


Doce, doce, doce
A vida é um doce, vida é mel
Que escorre da boca, feito um doce
Pedaço do céu


          O espetáculo teve início com um show de luzes gerado pelo auxílio de gelo seco. A medida que as luzes eram apresentadas uma narrativa sobre a história do circo era apresentada.


Dos chineses aos gregos, dos egípcios aos indianos, quase todas as civilizações antigas já praticavam algum tipo de arte circense há pelo menos mil anos, todavia, o circo como se conhece hoje só começou a tomar forma durante o Império Romano. O primeiro a se tornar famoso foi o Circus Maximus, que teria sido inaugurado no século VI a.C., com capacidade para 150 mil pessoas. A atração principal eram as corridas de carruagens, mas, com o tempo, foram acrescentadas as lutas de gladiadores, as apresentações de animais selvagens e de pessoas com habilidades incomuns, como engolidores de fogo. Destruído por um grande incêndio, esse anfiteatro foi substituído, em 40 a.C., pelo Coliseu, cujas ruínas até hoje compõem o cartão postal número um de Roma.

Com o fim do império dos Césares e o início da era medieval, artistas populares passaram a improvisar suas apresentações em praças públicas, feiras e entradas de igrejas. "Nasciam assim as famílias de saltimbancos, que viajavam de cidade em cidade para apresentar seus números cômicos, de pirofagia, malabarismo, dança e teatro"

          Alunos, Prof. Varley e Prof. Júlio participaram de atividade circense. O exercício de equilíbrio e confiança provocou gargalhadas ao grupo. Foi divertido!



          O show com o "Homem que venceu o fogo" deixou todos apreensivos. A segurança estava presente. Os olhos dos menores brilhavam...

           
          Equilíbrio, força e concentração. A apresentação de malabares arrancou aplausos.


          O Palhaço fez a festa. As crianças participaram por meio da dança da cadeira.



        Ao fundo os professores acompanhavam todas as apresentações e atendiam as necessidades dos alunos. Aspecto elogiado pelos membros do  grupo circense. Mais uma demonstração de responsabilidade e compromisso dos colegas.


          O monociclo atraiu a todos quando Prof. Luciana foi convidada a participar da atração.



 Prof. Júlio com parte do Circo Espanhol em momento "self".












Nenhum comentário:

Postar um comentário