domingo, 16 de agosto de 2015

PROJETO DA GINCANA ESTUDANTIL, dias 10 e 11 de Agosto de 2015.

PROJETO GINCANA ESTUDANTIL


DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Escola: E.E.B. Gov. Pedro Ivo Figueiredo de Campos
Direção: Karen S dos Santos
Professores: Verônica (1° ano), Vera (2° ano), Jane (3° ano), Rosemary (4° ano),Tânia (5° ano), Débora (Língua Portuguesa), Mariana (Matemática), Jackson (História), Fabrício (Educação Física), Evantuir (Ensino Religioso), Rachel (História), Arlete (Ciências), Cristian (Matemática)
Nível de ensino: Ensino Fundamental.
Série: 1º ano à 9º ano.
Disciplinas envolvidas: português, matemática, ciências, história, geografia, língua inglesa, ensino religioso, educação física, artes.
Duração do projeto: dois dias.


JUSTIFICATIVA

                    O desenvolvimento desse projeto tem em vista um trabalho interdisciplinar e oportunizar aos alunos momentos de cooperação, integração e socialização para sua formação integral, estreitando o relacionamento entre todas as turmas da escola, através de brincadeiras estarão mostrando as suas diversas capacidades e os seus conhecimentos adquiridos na escola. 


OBJETIVO GERAL

                   O objetivo deste projeto é a integração entre as diversas áreas do conhecimento, bem como, desenvolver as inteligências múltiplas: corporal/cinestésica, interpessoal, intrapessoal, naturalista, espacial, lógico-matemática, musical e linguística. Será realizado tarefas e atividades envolvendo conhecimentos gerais, raciocínio lógico matemático, humanismo, cidadania, assim como trabalhos em equipe, resgatando valores de responsabilidade, companheirismo, cooperação, contribuindo para aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Perceber a importância do bom relacionamento e do respeito às diferenças individuais;
·         Demonstrar as condições ensino-aprendizagem que os mesmos estão envolvidos, possibilitando avaliar as ações educativas.
·         Promover atividades diferenciadas que levem os alunos a protagonizar momentos de aprendizagem em que a sala de aula, propriamente dita, não será necessária;
·         Oferecer momento, espaço e atividades recreativas que levem ao alcance das expectativas quanto à diversão, percebendo a escola como um ambiente legal e alegre;
·         Estimular e avaliar a aquisição de conhecimentos de cada disciplina, através de um conjunto de atividades apresentadas na gincana;


COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

·                      Raciocínio lógico matemáticos;
·                      Habilidades manuais e corporais em geral;
·                      Produção de diferentes textos (grito de guerra);
·                      Soletrar palavras;
·                     Interpretação de gestual (mímicas);
·                     Interpretação de musical;
·                     Interpretação de talentos;
·                     Habilidades artísticas (desenho misterioso).


METODOLOGIA


As tarefas serão organizadas para que cada turma possa realizar, com a orientação da diretora e dos(as) professores(as), por nível de dificuldade. Dessa forma, os 1º e 2º anos disputam entre si; os 3º, 4º e 5º anos disputam entre si e os 6º aos 9º anos disputam entre si. Sendo que cada turma irá disputar em seu horário de aula regular, ou seja, os alunos que estudam no período matutino só podem disputar com as turmas do período matutino e o mesmo ocorre no período vespertino.

REGULAMENTO

1-    DA ORGANIZAÇÃO

A gincana será organizada e dirigida pela equipe de  professores e direção escolar.

Este regulamento são as normas a serem seguidas na gincana.

-    DOS PARTICIPANTES

Participarão todos os alunos da EEB Gov. Pedro Ivo Figueiredo de Campos do 1º Ano ao 9ª Ano do Ensino Fundamental.

-    DAS EQUIPES

As equipes foram organizadas e divididas por diferentes faixas etárias  e níveis de escolaridade.

Todos os alunos deverão participar  na sua equipe com empenho e entusiasmo.


4-    DA PREMIAÇÃO

A turma que ganhar em  1º lugar receberá, cada aluno que participar no dia da gincana, um pacote com doces e guloseimas .


5-    DA DISCIPLINA

A responsabilidade pela disciplina da equipe é do grupo de alunos, sendo que não respeitando as normas da Escola, perde pontos, que serão determinados pelos professores presentes.

6-    FINALIDADE DA GINCANA

Oportunizar aos alunos momentos de cooperação, integração e socialização para a formação integral do aluno, estreitando o relacionamento entre todas as turmas da escola.


7-    DA PONTUAÇÃO
A pontuação de cada tarefa será de acordo com a seguinte ordem: 10 pontos para cada acerto ou brincadeira. Apenas a brincadeira Pega Rabo em que a contagem de pontos se dará pela quantidade de rabos adversários.
A pontuação da tarefa cumprida é de 10 pontos .


GERAIS

Anos Iniciais (1º aos 5º anos do Ensino Fundamental)
TAREFAS
CRITÉRIOS
1- Escolha do nome da equipe
Criatividade
Tempo: 3 minutos
2 – Grito de guerra da equipe
Animação
Sintonia do Grupo
Tempo: 3 minutos
3- Pega Rabo
Cada aluno deve ter um rabo e os outros devem pegar, a equipe que tiver mais rabos, vence.
Tempo: 5 minutos
4- Morto-Vivo
Ganha a maior quantidade de alunos da mesma equipe.
Tempo: 5 minutos
5-O mestre mandou
Devem imitar o que o mestre manda fazer, quem errar sai da brincadeira. Vence a equipe que tiver maior quantidade de alunos.
Tempo: 5 minutos
6-Corrida do ovo (batata)
Tempo: 5 minutos
7-Corrida do saco
Tempo: 5 minutos
8-Estátua
Durante a música os alunos devem dançar quando parar a música viram estátua. Vence a equipe com mais alunos.
Tempo: 5 minutos
09- Mímica
Tempo: 15 minutos
10- Dança da maçã
Tempo: 15 minutos
11- Dança da cadeira(bambolê)
Tempo: 15 minutos
12- Trava-línguas
Tempo: 5 minutos
13- Soletrando
Tempo: 20 minutos
14 – Show de Talentos
Tempo: 20 minutos
15 – Estoura Balão
Cada aluno terá um balão amarrado no pé, ao tocar a música deverão estourar até parar a música.
Tempo: 5 minutos
16 – Corrida do Balão
Cada aluno deve correr com um balão e sentar-se no banco para estourar o balão.
Tempo: 5 minutos

Anos Finais (6º aos 9º anos do Ensino Fundamental)
TAREFAS
CRITÉRIOS
1- Escolha do nome da equipe
Criatividade
Tempo: 3 minutos
2 – Grito de guerra da equipe
Animação
Sintonia do Grupo
Tempo: 3 minutos
3- Pega Rabo
Cada aluno deve ter um rabo e os outros devem pegar, a equipe que tiver mais rabos, vence.
Tempo: 5 minutos
4- Morto-Vivo
Ganha a maior quantidade de alunos da mesma equipe.
Tempo: 5 minutos
5-O mestre mandou
Devem imitar o que o mestre manda fazer, quem errar sai da brincadeira. Vence a equipe que tiver maior quantidade de alunos.
Tempo: 5 minutos
6-Corrida do ovo
Tempo: 5 minutos
7-Corrida do saco
Tempo: 5 minutos
8-Estátua
Durante a música os alunos devem dançar quando parar a música viram estátua. Vence a equipe com mais alunos.
Tempo: 5 minutos
9-Jogo da Velha
Tempo: 15 minutos
10- Mímica
Tempo: 15 minutos
11- Dança da maçã
Tempo: 15 minutos
12- Dança da cadeira (bambolê)
Tempo: 15 minutos
13- Trava-línguas
Tempo: 5 minutos
14- Soletrando
Tempo: 20 minutos
15 – Qual é a música?
Tempo: 20 minutos
16 – Show de Talentos
Tempo: 20 minutos
17 – Desenho Misterioso
Tempo: 20 minutos
18 – Estoura Balão
Cada aluno terá um balão amarrado no pé, ao tocar a música deverão estourar até parar a música.
Tempo: 5 minutos
19 – Corrida do balão
Cada aluno deve correr com um balão e sentar-se no banco para estourar o balão.
Tempo: 5 minutos
20 – Carrinho de mão
Tempo: 5 minutos


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