PROJETO GINCANA
ESTUDANTIL
DADOS DE
IDENTIFICAÇÃO
Escola: E.E.B. Gov. Pedro Ivo Figueiredo de
Campos
Direção: Karen S dos Santos
Professores: Verônica (1° ano), Vera (2° ano), Jane (3° ano), Rosemary (4° ano),Tânia (5° ano), Débora (Língua Portuguesa), Mariana (Matemática), Jackson (História), Fabrício (Educação Física), Evantuir (Ensino Religioso), Rachel (História), Arlete (Ciências), Cristian (Matemática)
Professores: Verônica (1° ano), Vera (2° ano), Jane (3° ano), Rosemary (4° ano),Tânia (5° ano), Débora (Língua Portuguesa), Mariana (Matemática), Jackson (História), Fabrício (Educação Física), Evantuir (Ensino Religioso), Rachel (História), Arlete (Ciências), Cristian (Matemática)
Nível de ensino: Ensino Fundamental.
Série: 1º ano à 9º ano.
Disciplinas envolvidas: português,
matemática, ciências, história, geografia, língua inglesa, ensino religioso,
educação física, artes.
Duração do projeto: dois dias.
JUSTIFICATIVA
O desenvolvimento desse projeto tem em vista um trabalho interdisciplinar
e oportunizar aos alunos momentos de cooperação, integração e socialização
para sua formação integral, estreitando o relacionamento entre todas
as turmas da escola, através de brincadeiras estarão mostrando as suas
diversas capacidades e os seus conhecimentos adquiridos na escola.
OBJETIVO GERAL
O objetivo deste projeto é a integração entre as diversas áreas do
conhecimento, bem como, desenvolver as inteligências múltiplas:
corporal/cinestésica, interpessoal, intrapessoal, naturalista, espacial,
lógico-matemática, musical e linguística. Será realizado tarefas e atividades
envolvendo conhecimentos gerais, raciocínio lógico matemático, humanismo,
cidadania, assim como trabalhos em equipe, resgatando valores de
responsabilidade, companheirismo, cooperação, contribuindo para aprender a
conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Perceber a importância do bom relacionamento e do respeito às diferenças
individuais;
· Demonstrar as condições ensino-aprendizagem que os mesmos estão
envolvidos, possibilitando avaliar as ações educativas.
· Promover atividades diferenciadas que levem os alunos a protagonizar
momentos de aprendizagem em que a sala de aula, propriamente dita, não será
necessária;
· Oferecer momento, espaço e atividades recreativas que levem ao alcance
das expectativas quanto à diversão, percebendo a escola como um ambiente legal
e alegre;
· Estimular e avaliar a aquisição de conhecimentos de cada disciplina,
através de um conjunto de atividades apresentadas na gincana;
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
·
Raciocínio lógico matemáticos;
·
Habilidades manuais e corporais em geral;
·
Produção de diferentes textos (grito de guerra);
·
Soletrar palavras;
·
Interpretação de gestual (mímicas);
·
Interpretação de musical;
·
Interpretação de talentos;
·
Habilidades artísticas (desenho misterioso).
METODOLOGIA
As tarefas serão
organizadas para que cada turma possa realizar, com a orientação da diretora e
dos(as) professores(as), por nível de dificuldade. Dessa forma, os 1º e 2º anos
disputam entre si; os 3º, 4º e 5º anos disputam entre si e os 6º aos 9º anos
disputam entre si. Sendo que cada turma irá disputar em seu horário de aula
regular, ou seja, os alunos que estudam no período matutino só podem disputar
com as turmas do período matutino e o mesmo ocorre no período vespertino.
REGULAMENTO
1- DA ORGANIZAÇÃO
A gincana será
organizada e dirigida pela equipe de professores e direção
escolar.
Este regulamento são
as normas a serem seguidas na gincana.
- DOS PARTICIPANTES
Participarão todos os
alunos da EEB Gov. Pedro Ivo Figueiredo de Campos do 1º Ano ao 9ª Ano do Ensino
Fundamental.
- DAS EQUIPES
As equipes foram
organizadas e divididas por diferentes faixas etárias e níveis de escolaridade.
Todos os alunos
deverão participar na sua equipe com empenho e entusiasmo.
4- DA PREMIAÇÃO
A turma que ganhar em
1º lugar receberá, cada aluno que
participar no dia da gincana, um pacote com doces e guloseimas .
5- DA DISCIPLINA
A responsabilidade
pela disciplina da equipe é do grupo de alunos, sendo que não respeitando as
normas da Escola, perde pontos, que serão determinados pelos professores
presentes.
6- FINALIDADE DA GINCANA
Oportunizar aos
alunos momentos de cooperação, integração e socialização para a formação
integral do aluno, estreitando o relacionamento entre todas as turmas da
escola.
7- DA PONTUAÇÃO
A pontuação de cada
tarefa será de acordo com a seguinte ordem: 10 pontos para cada acerto ou
brincadeira. Apenas a brincadeira Pega Rabo em que a contagem de pontos se dará
pela quantidade de rabos adversários.
A pontuação da tarefa
cumprida é de 10 pontos .
GERAIS
Anos Iniciais (1º aos 5º anos do Ensino Fundamental)
TAREFAS
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CRITÉRIOS
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1- Escolha do nome da equipe
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Criatividade
Tempo: 3 minutos
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2 – Grito de guerra da equipe
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Animação
Sintonia do Grupo
Tempo: 3 minutos
|
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3- Pega Rabo
Cada aluno deve ter um rabo e os outros
devem pegar, a equipe que tiver mais rabos, vence.
|
Tempo: 5 minutos
|
|
4- Morto-Vivo
Ganha a maior quantidade de alunos da mesma
equipe.
|
Tempo: 5 minutos
|
|
5-O mestre mandou
Devem imitar o que o mestre manda fazer,
quem errar sai da brincadeira. Vence a equipe que tiver maior quantidade de
alunos.
|
Tempo: 5 minutos
|
|
6-Corrida do ovo (batata)
|
Tempo: 5 minutos
|
|
7-Corrida do saco
|
Tempo: 5 minutos
|
|
8-Estátua
Durante a música os alunos devem dançar
quando parar a música viram estátua. Vence a equipe com mais alunos.
|
Tempo: 5 minutos
|
|
09- Mímica
|
Tempo: 15 minutos
|
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10- Dança da maçã
|
Tempo: 15 minutos
|
|
11- Dança da cadeira(bambolê)
|
Tempo: 15 minutos
|
|
12- Trava-línguas
|
Tempo: 5 minutos
|
|
13- Soletrando
|
Tempo: 20 minutos
|
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14 – Show de Talentos
|
Tempo: 20 minutos
|
|
15 – Estoura Balão
Cada aluno terá um balão amarrado no pé, ao
tocar a música deverão estourar até parar a música.
|
Tempo: 5 minutos
|
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16 – Corrida do Balão
Cada aluno deve correr com um balão e
sentar-se no banco para estourar o balão.
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Tempo: 5 minutos
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Anos Finais (6º aos 9º anos do Ensino Fundamental)
TAREFAS
|
CRITÉRIOS
|
|
1- Escolha do nome da equipe
|
Criatividade
Tempo: 3 minutos
|
|
2 – Grito de guerra da equipe
|
Animação
Sintonia do Grupo
Tempo: 3 minutos
|
|
3- Pega Rabo
Cada aluno deve ter um rabo e os outros
devem pegar, a equipe que tiver mais rabos, vence.
|
Tempo: 5 minutos
|
|
4- Morto-Vivo
Ganha a maior quantidade de alunos da mesma
equipe.
|
Tempo: 5 minutos
|
|
5-O mestre mandou
Devem imitar o que o mestre manda fazer,
quem errar sai da brincadeira. Vence a equipe que tiver maior quantidade de
alunos.
|
Tempo: 5 minutos
|
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6-Corrida do ovo
|
Tempo: 5 minutos
|
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7-Corrida do saco
|
Tempo: 5 minutos
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8-Estátua
Durante a música os alunos devem dançar
quando parar a música viram estátua. Vence a equipe com mais alunos.
|
Tempo: 5 minutos
|
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9-Jogo da Velha
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Tempo: 15 minutos
|
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10- Mímica
|
Tempo: 15 minutos
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11- Dança da maçã
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Tempo: 15 minutos
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|
12- Dança da cadeira (bambolê)
|
Tempo: 15 minutos
|
|
13- Trava-línguas
|
Tempo: 5 minutos
|
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14- Soletrando
|
Tempo: 20 minutos
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15 – Qual é a música?
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Tempo: 20 minutos
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16 – Show de Talentos
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Tempo: 20 minutos
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17 – Desenho Misterioso
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Tempo: 20 minutos
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18 – Estoura Balão
Cada aluno terá um balão amarrado no pé, ao
tocar a música deverão estourar até parar a música.
|
Tempo: 5 minutos
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19 – Corrida do balão
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Tempo: 5 minutos
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20 – Carrinho de mão
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Tempo: 5 minutos
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Muito interessante.
ResponderExcluirBakana
ResponderExcluirGostei!
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